Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Projecto FórumJovem

Powered by Blogger

OS JOVENS TAMBÉM TÊM OPINIÃO SOBRE OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA, DO PAÍS E DO MUNDO! ESTE É O BLOG ONDE ESSA OPINIÃO CONTA. DÁ-NOS A TUA. SER JOVEM É UM ESTADO DE ESPÍRITO (e segundo a lei é dos 14 aos 30 xD)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Assim já é Abusar!

Hoje quando me levantei de manhã, da molenguisse das férias nem sabia o que escrever, mas, mal abro a pestana e, apesar de estar de férias, surpreendo-me ao ver as noticias (pelas nove horas), que me dizem que a nossa justiça além de cega também tira férias e faz horas de expediente.

Pois, estou a falar sobre o caso do dia. Ou melhor, pelo menos dois casos, de duas jovens, que nas últimas vinte e quatro horas foram violadas e que ao dirigirem-se ao hospital, dois hospitais diferentes mas ambos de classificação mega-central, recebem a triste noticia de que “de 3 de Agosto a 10 de Setembro os profissionais do Instituto de Medicina Legal vão estar escalados apenas das 8 horas até às 5 e 30 horas durante os dias de semana (…)” . Bem a polémica parece estar instalada nos média, mas nada é feito de facto que possa ajudar, atempadamente estas duas jovens. Pois uma, teve que estar mais de 12 horas no hospital de Sta. Maria sem se lavar, sem comer, sem lavar os dentes e apenas a poder beber água por uma palhinha; e a outra já depois de ter tomado banho em casa ao dirigir-se ao hospital de Amadora-Sintra é informada deste “pormenor” e levada para a esquadra da PSP onde apresenta queixa e só de manhã é levada para o IML onde é analisada e segundo este “ainda é possível analisar e recolher vestígios da mesma forma que horas após o crime sem que nada seja danificado”.

Ok, ainda referente à última parte, não nego questões sobre as quais não domino o assunto. No entanto, mesmo sem ser perito em psicologia, mas mesmo assim, apoiando-me nas análises que já ouvi hoje e as aulas que tive, sei que é muito grave também o facto de ambas as vítimas não terem recebido qualquer tipo de tratamento ou apoio psicológico. E estes são os casos que aparecem na televisão.

Pois e são estas pequenas coisas, desta já supostamente madura Democracia, que me fazem e me tornam num macambúzio quando penso e falo do meu país. Digam-me de facto, senhor Mário Soares e restantes companheiros dos primeiros governos Democráticos após 25 de Abril, que raio de reformas fizeram vocês nesta justiça que nunca mais, até hoje, teve ainda um ministério que se diga “como deve de ser”? Ou melhor, pergunto a todos os deputados e futuros candidatos a isso, quando é que vão fazer uma reforma de fundo na estrutura do nosso Ministério da Justiça, que precisa de Homens a sério e não de uma equipa de CSI’s que fazem horas de expediente. Enfim, outra noticia também, só mesmo para nos deixar ainda mais orgulhosos é o facto de a PSP agora ter desarmado os policias nocturnos que têm que andar em carros identificados mas não podem usar armas letais.

Ainda antes de terminar interrogo-me sobre qual será o prazer que estas pessoas, as que violam outras, conseguem tirar disso? A sério, digam-me se não seria talvez um dos casos em que a pena de morte podia ser aplicada, mas não de forma rápida e indolor como fazem nos EUA, mas sim talvez de forma lenta e dolorosa. Epah, não consigo pensar nisso e perturbam-me estes assuntos, porque penso nos meus e nos que me rodeiam e na sua segurança.

Já estou a ficar sem palavras e termino muito triste. Não só devido a estas notícias mas também devido ao facto de que o que interessa de facto são os 10 min de antena dados a Cristiano Ronaldo (além do jogo transmitido em directo) por este estar triste com a selecção ou então os 15 min de antena perdidos com a noticia sobre o funeral de MJ.

Bem, fogo, isto assim também já é "Abusar"!

1 comentário:

André P. disse...

Ora, dos 4 assuntos só tocaste em 3 assuntos que hoje discuti com os meus pais e amigos...

Coincidência? Nah... São tão... flagrantes que é impossível não reparar...

Quanto ao caso das violações, o governo já "tomou medidas"... ou seja, vai aumentar o numero de profissionais do Instituto de Medicina Legal para que possam ter horários mais espaçados... Nice! Agora o que me deixa bastante radiante e alegre e o facto de que quem governa, em Portugal, é um monte de BURROS e ESTUPIDOS que não pensam um bocadinho sequer no que fazem... É tudo feito sem pensar em consequências... E claro, depois só quando as coisas graves acontecem é que se lembram "Epá! Aquilo de facto não está assim muito bem feito... bora lá ver isso!"... E isto? Isto é Portugal... no seu melhor!
Ah, mas espera... estamos a falar aqui disto mas há coisas mais importantes... O caso do MJ ainda está a ser investigado? Não têm curiosidade... :D O homem já está morto... já não o trazem de volta... mas bora lá perder tempo para saber se o médico de facto o matou ou não! (não percam o próximo episódio) enquanto o mundo está todo de cabeça para baixo... Enterrem lá o homem e calem-se com isso... fogo... é que só piora a posição do homem... eu até tinha pena, mas agora a única coisa que tenho é falta de paciência para ouvir falar dele!! Mas pronto, fora de sarcasmos...

... acho mesmo estúpido a cena dos guardas nocturnos... podiam simplesmente dar-lhes armas com balas de borracha... ou até armas de paintball, era melhor do que dizer "Para já aí!!!" "Ai é... então e fazes-me o que... disparas-me piolhos? Ah, não... atiras-me com os donuts pela cabeça! :D"... epah, não tenho palavras... quer dizer... até tenho!

Damos mais uns mesinhos e só falta o Lula para isto parecer o Brasil!