Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Projecto FórumJovem

Powered by Blogger

OS JOVENS TAMBÉM TÊM OPINIÃO SOBRE OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA, DO PAÍS E DO MUNDO! ESTE É O BLOG ONDE ESSA OPINIÃO CONTA. DÁ-NOS A TUA. SER JOVEM É UM ESTADO DE ESPÍRITO (e segundo a lei é dos 14 aos 30 xD)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Gafes da televisão: tratar as coisas pelos nomes!

Pois, quem é que nunca detectou uma gafe na televisão, telejornal principalmente, ou quem é que nunca viu essas mesmas gafes em vídeos no Youtube?! Pois, é normal que uma pessoa que esteja a ler um teleponto com letra miudinha e a mudar de câmara para câmara durante uma hora e tal, ao fim do dia, se engane de vez em quando naquilo que queria dizer. Compreende-se.

O que não se compreende é quando o que lá está escrito, apesar de ser muito evidente está mal escrito o que os obriga a ler mal, ou quando um jornalista que deve fazer um bom trabalho de pesquisa e fundamentado para fazer uma posterior entrevista e/ou reportagem, faz um trabalho em cima de um joelho, ou seja, de caca. Vou então passar uns exemplos que já não se aturam e que já são mesmo inadmissíveis, e apresentar a solução para que os ditos infractores da Língua Portuguesa se possam corrigir.

Depois de tantos sismos nos últimos dias, meses e anos, qual é a dificuldade de perceber a diferença entre: sismo, terramoto, tsunami, magnitude e intensidade??!! É que ainda no outro dia, a apresentadora do Jornal da Noite da SIC conseguiu por tudo no mesmo saco e chamar todos os nomes possíveis à mesma coisa. Se formos ao dicionário, um Sismo é: a libertação de energia que surge do movimento das placas tectónicas; e um terramoto, do latim «terra» + motu - «agitação», é o abalo ou tremor de terra que se faz sentir consequência dessa mesma libertação de energia, isto em caso do Sismo ser em terra. No caso de ser no mar chamamos-lhe um maremoto, e não tsunami. Porque o tsunami é sim a onda gigante resultante de um maremoto. Depois temos duas escalas de medição, a magnitude e intensidade, que facilmente se confundem. Mas enquanto a Magnitude é a quantidade de energia libertada no foco do sismo medida na escala de Richter, a Intensidade mede as consequências que o sismo teve à superfície (casas destruídas, etc.). É incompreensível continuar-se a ouvir que “houve um Sismo no Chile. O Terramoto teve uma intensidade de 6.0 na escala de Richter, atingindo uma magnitude devastadora…”.

É caso para dizer que «até uma criança de dez anos sabia isto!»

Bem, e foi o Serviço público de hoje, não meto mais exemplos porque já me cansei, é que tirar da estante um dicionário maior que a minha almofada e folheá-lo de um lado para o outro é cansativo. Por isso, partilhem vocês aqui mais gafes inadmissíveis da TV ou Jornais, que eu retomo o debate deste assunto aqui no Fórum, quem sabe amanhã, ou quando me apetecer.

3 comentários:

Joana Diniz disse...

Ditas por jornalistas:
- Estão zero graus negativos
- Ardeu uma vasta area de pinhal de eucaliptos (...)

Mateus Ochoa disse...

Ainda mais:
- Uns morreram e outros estão mortos

João Pereirinha disse...

Boas,

Joana Diniz: Dessas das temperaturas, houve aqui um dia na terra que toda a gente andou enganada, porque o jornalista (homem do tempo) disse que «hoje ia estar menos um grau». No fundo, aquela grande besta queria dizer que era menos um em relação a ontem, mas não completou, no outro dia todos pensavam que era -1ºC;

Mateus Ochoa: Se não me engano isso apareceu no Correio da manhã sobre um tiroteio entre ciganos não foi? Pelo menos soube de uma assim, que dizia que havia «3 mortos, dos quais dois em estado grave».

Participem e deixem mais relíquias dessas ;)

obrigado