Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Projecto FórumJovem

Powered by Blogger

OS JOVENS TAMBÉM TÊM OPINIÃO SOBRE OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA, DO PAÍS E DO MUNDO! ESTE É O BLOG ONDE ESSA OPINIÃO CONTA. DÁ-NOS A TUA. SER JOVEM É UM ESTADO DE ESPÍRITO (e segundo a lei é dos 14 aos 30 xD)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Talão de Devolução

Primeiro de começar a falar sobre o que realmente interessa, quero aqui deixar o meu pedido de desculpas por não ter postados nas duas semanas anteriores. Mas entre o trabalho (apanha da uva, também conhecida como vindima), assim como as obrigações (ensaios da banda C22 - com concerto marcado para próximo dia 5 em Vila Viçosa na Mata) pouco tempo deixam livre para declarar as minhas ideias e teorias neste blog, AH! Isto tudo ainda aliado ao facto de já ter gasto o tráfego da minha placa de rede e não ter net em casa até hoje dia 1!

Tendo escarrapachado já as minhas desculpas passo então a um tema sério (para variar) que acredito que muitos de vocês desconheciam:

Andava eu a folhear uma revista feminina entre assuntos do tipo Como: não engordar, encontrar marido, não envelhecer, encontrar roupa, ter tempo, ficar mais bela, não gastar tanto, ter uma melhor relação, etc. e outros do tipo: Porque é que o homens: perdem a cabeça por futebol, preferem filmes de acção, adoram ecrãs gigantes, devoram massa, fazem tudo pelos amigos, vivem na inocência, detestam dançar, querem todos ser o Rambo, e por ai fora...

Estava quase a vomitar para cima de tal revista, que ate tinha umas folhas que pareciam que absorviam bem uma açorda de alho, quando finalmente até dei com um tema interessante, escrito por Barbara Bettencourt talvez a única pessoa que não é um neandertal naquela redacção. E falava sobre isto:


A ADOPÇÃO quando corre MAL


Toda a gente sabe que os processos burocráticos para adopção de uma criança são a 'dor de cabeça' de todos os pais desejosos por um filho adoptivo.
O que talvez não saibam é que existe um prazo de 6 meses em que os pais podem devolver a criança se esta não corresponder às expectativas.

Há casos de crianças devolvidas porque são violentas, porque são más na escola, porque dizem asneiras como se de uma mercadoria se tratasse.

Um caso de 2006 relata uma criança devolvida ao orfanato porque batia no cão!!!
E é aqui que se vê que algo não bate certo! Pais que preferem o cão ao filho! Mete-se o cão num canil? NÃO! Mete-se o filho no orfanato!!!

Numa média de 500 crianças adoptadas por ano cerca de 25 são devolvidas. Em termos percentuais talvez seja pouco 0,05%, mas parem um pouco para pensar no ponto de vista dessas crianças! O que é que sentiam se fossem devolvidas pelos vossos pais!?

É um choque traumático muito grande, os pais que devem amar um filho incondicionalmente o devolvem ao orfanato é porque deve haver algo de muito errado com a criança, quando normalmente é com os pais que algo não bate bem! Por vezes crianças que são devolvidas, são adoptadas por uma segunda família em quem voltam a confiar os seus sentimentos e acabam por ser devolvidas uma segunda vez!

Muitas destas crianças tornam-se muito frias afectivamente, e algumas recusam-se mesmo a voltarem a ser adoptadas com medo de uma nova rejeição.

São casos ditos 'pontuais' pelo Instituto de Serviços Sociais, mas o que é certo é que merecem ser percebidos um pouco melhor, para que esses casos 'pontuais' não se repitam para o bem-estar das crianças, que no fim de contas são as que mais pagam sendo as que menos culpa têm!


Assim me despeço - Mateus Serra - O Gajo das Terças
(que foi o gajo ausente das terças mas que agora ate diz que está de volta e tal)
Até para a semana!

P.S. - Esta foi a mensagem número 69 deste blog!!!! (não sei se interessa mas achei engraçado)

2 comentários:

SoniaMaria disse...

Parabéns pelo post.. é sem duvida um tema que dà que pensar..

6 meses para devolução?
Inicialmente, pareceu-me COMPLETAMENTE absurdo.. como assim devolver uma criança?!

Tentei perceber o porquê desse prazo. Ok.. Talvez seja para dar a oportunidade aos pais de perceberem se estão ou não preparados para receber uma criança, e principalmente para serem pais.. ok, faz algum sentido..

Mas quando se percebe que este "prazo" é utilizado para avaliar a criança dentro de X parametros.. Quando serve para que os pais adoptivos verifiquem se a criança é "o esperado".. Nessas situaçoes, não me parece que estes pais estajam preparados para serem, independentemente das virtudes ou defeitos da criança, pais!

Defeito da criança?
Ou dificulade em realmente ser-se pai?

Mateus disse...

sim! concordo plenamente! ... Os seis meses devem ser para avaliação dos pais e nunca dos filhos!