Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Projecto FórumJovem

Powered by Blogger

OS JOVENS TAMBÉM TÊM OPINIÃO SOBRE OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA, DO PAÍS E DO MUNDO! ESTE É O BLOG ONDE ESSA OPINIÃO CONTA. DÁ-NOS A TUA. SER JOVEM É UM ESTADO DE ESPÍRITO (e segundo a lei é dos 14 aos 30 xD)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Abstenção, Cavaco Silva, Gripe A e Uma Mulher Sobrenatural

Parece que esta semana sou eu o primeiro a postar e mesmo a calhar o assunto que hoje vos trago vem no seguimento do anterior. Queria, tentando não abusar, falar-vos sobre a elevada abstenção do domingo passado.


Já não é a primeira vez que escrevo aqui neste espaço e sobre este tema e recordo o texto de Fevereiro deste mesmo ano (http://forumjovemfm.blogspot.com/2009/02/desinteresse-dos-jovens-pela-politica.html ) onde eu comentava o desinteresse nomeadamente dos jovens a respeito da politica e do acto eleitoral.


Bem, acho que não serão, com certeza, só os jovens a fazer parte dos cerca de 40% de eleitores que se abstiveram do acto eleitoral no passado dia 27 de Setembro (domingo).


E perguntam-se todos porquê. Uma das respostas pode estar nas fracas campanhas eleitorais, rodeadas de casos e ditos e desditos, com silêncios ensurdecedores e gritos muito fracos, escutas não ouvidas e pelo meio a única coisa que nos foi animando foi o programa dos Gato Fedorento que esmiuçaram, ou tentaram esmiuçar o pouco que se podia espremer destes dias de campanha e no fim, como eles disseram, “parece que os portugueses quiseram ouvir atentamente os debates, analisar esta e aquela questão para depois dizer “ah afinal não vou votar e vou ficar é em casa”…”


Pois, acho que foi isso. Uma campanha rodeada de medo, que pelos vistos assustou até Cavaco Silva, que parece estar mais choné que nunca, se não, basta analisar-se o discurso de ontem. Diz que nenhum dos seus assessores ajudou o PSD e que ninguém o escuta, mas ao mesmo tempo interroga-se como é que os lideres do PS sabiam que os seus assessores estavam a fazer (ajudar o PSD) sem que estes o estivessem a fazer, perguntando-se no final, “afinal que mal tem se ajudaram ou não”, depois diz que não anda a ser vigiado, mas plo sim pelo não foi verificar se podiam andar a bisbilhotar o seu e-mail e afinal não é impossível, por fim, porque tudo isto é mentira ele despede o seu assessor para esclarecer esta fantochada toda, mas afinal deixa-o a trabalhar em S. Bento na mesma. E sem dizer nada passa assim o Presidente da República ao lado de uma boa oportunidade para estar calado, perdendo onze minutos de saliva, aumentando a hipótese de desenvolver varizes e atrasando o jantar da casa presidencial, causando mais uma dor de cabeça a Maria Cavaco Silva. Obrigado Sr. Presidente por partilhar a sua opinião connosco, directamente, olhos nos olhos, é sempre um prazer.


Pois e foi por causa disto, e não só, que muita gente não foi votar no domingo. Outra razão plausível, será também um facto que observei nos noticiários de sábado. Ora, os jornais estavam habituados há mais de duas semanas a dedicarem mais de meia hora, alguns até uma hora, do seu telejornal ao assunto partidário e à campanha diária, vai no dia de reflexão não havia nada para dizer, nem que se pudesse dizer, o que é que os jornalistas fazem? Furam noticias, mais uma daquelas, à vista do que comentei no post da semana passada, para fomentar o medo.


Ora a noticia começava com um título que só por si matava a própria noticia “não irão ser tomadas medidas especiais à boca das urnas a propósito da Gripe A”. Ora, o raciocínio prendia-se pelo facto, de que iria haver um grande aglomerado de pessoas a dirigirem-se aos locais de voto em milhares de freguesias pelo país se a protecção civil ou alguma entidade competente iriam tomar alguma medida de prevenção, ao qual todos responderam que não, pois não havia qualquer tipo de alarme a ter em conta. Ora se isto não é ESTÚPIDO eu não sei que seja. A minha pergunta é: não andamos todos de autocarro, de metro, em centros comerciais e locais onde se juntam grandes aglomerados de pessoas diariamente? Então o que torna, nesse caso, as urnas de voto locais assim tão privilegiados e merecedores de maior atenção? O facto de se precisar de uma notícia que prenda as pessoas à televisão e ao mesmo tempo que seja actual, ocupe tempo e no fundo, fomente ainda mais a abstenção, visto que já é pouca.


No meu entender, as pessoas nem se lembrariam desta estúpida coisa e estas notícias serviram apenas para obrigar mesmo as pessoas a pensar constantemente no assunto.


Tirando estes assuntos, estúpidos e estapafúrdios, que todos os dias correm as bancas de jornais e aparecem em letras gordas nas nossas tv’s, acho que os Portugueses ainda não tomaram consciência do que se trata de facto o acto eleitoral e se as escolas não começarem a ter cada vez mais um papel activo na incentivação dos jovens ao acto de votar este flagelo só tende a aumentar.


Bem, para terminar, queria apenas analisar uma coisa. Quem ganhou de facto estas eleições? Não interessa. Na verdade isso já não me diz nada, pois não interessa se há maioria absoluta no governo ou se ganha o PS ou PSD ou seja quem for, pois desde que uma mulher consegue controlar os movimentos das torres do IST e o próprio andar da Lua e do Sol, o “poderoso” Sócrates da maioria absoluta ou do governo minoritário é um menino, ao lado de D. Maria Amélia. Ora vejam estes vídeos.



1 comentário:

Mafalda disse...

ai brutal!!
Fartei-me de rir, tanto na parte do Cavaco Silva como na parte da Amélia,a mulher das "torres domesticadas" xD

isto realmente, eu quando fui ao tecnico bem me parecia que as torres estavam com certa inclinaçao, provavelmente iam começar a correr xD
e bom foi quando a lua se lembrou de "quase cair em cima do carro", essa foi a melhor que já ouvi loooool

quanto ao resto, já se sabe que está sempre muito bom, critico e bem escrito! Alem de ter temas actuais.

beijinhu*