Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Projecto FórumJovem

Powered by Blogger

OS JOVENS TAMBÉM TÊM OPINIÃO SOBRE OS ASSUNTOS DO DIA-A-DIA, DO PAÍS E DO MUNDO! ESTE É O BLOG ONDE ESSA OPINIÃO CONTA. DÁ-NOS A TUA. SER JOVEM É UM ESTADO DE ESPÍRITO (e segundo a lei é dos 14 aos 30 xD)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Eutanásia

« A eutanásia representa actualmente uma complicada questão de bioética ou biodireito pois enquanto o Estado tem como princípio a protecção da vida dos seus cidadãos, existem aqueles que, devido ao seu estado precário de saúde, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte. » Entretanto, existe também a distanásia, que aposta, a todo o custo, assegurar que o doente vive o máximo de tempo possível; ou seja, é exactamente o contrário de eutanásia.
Este método é geralmente aplicado em doenças crónicas, quando não há cura possível de certa doença. Neste momento há muitos prós e contras, e em Portugal e no Brasil ainda é ilegal a eutanásia, por motivos de religião, cultura, e muitos acham que viver é sempre a melhor opção, embora eu não concorde. Quando as pessoas não estão em condições de decidir o que querem, então sim a distanásia é o mais certo. Mas, quando os doentes só sofrem e acham que o melhor é acabar com a vida, então isso sim é algo que devem ponderar. Há doenças que não justificam o esforço dos familiares e amigos; médicos também. Quando alguém entra num estado de saúde crítico (fisicamente), todo o resto do corpo e mente vai sentir esse abalo. Sendo assim, psicologicamente, a pessoa fica confusa e acaba num estado de demência. É isso que no fim ainda a vai matar.
Entretanto, já que insistem em fazer essa pessoa viver, ainda que em sofrimento, esse mesma vai tentar o suicídio, como é provável.


"Faz pouco ser um pouco perdido, faz parte começar outra vez. Faz parte ir atrás dos sentidos..."


Suicídio ou eutanásia? Viver ou distanásia?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Assim já é Abusar!

Hoje quando me levantei de manhã, da molenguisse das férias nem sabia o que escrever, mas, mal abro a pestana e, apesar de estar de férias, surpreendo-me ao ver as noticias (pelas nove horas), que me dizem que a nossa justiça além de cega também tira férias e faz horas de expediente.

Pois, estou a falar sobre o caso do dia. Ou melhor, pelo menos dois casos, de duas jovens, que nas últimas vinte e quatro horas foram violadas e que ao dirigirem-se ao hospital, dois hospitais diferentes mas ambos de classificação mega-central, recebem a triste noticia de que “de 3 de Agosto a 10 de Setembro os profissionais do Instituto de Medicina Legal vão estar escalados apenas das 8 horas até às 5 e 30 horas durante os dias de semana (…)” . Bem a polémica parece estar instalada nos média, mas nada é feito de facto que possa ajudar, atempadamente estas duas jovens. Pois uma, teve que estar mais de 12 horas no hospital de Sta. Maria sem se lavar, sem comer, sem lavar os dentes e apenas a poder beber água por uma palhinha; e a outra já depois de ter tomado banho em casa ao dirigir-se ao hospital de Amadora-Sintra é informada deste “pormenor” e levada para a esquadra da PSP onde apresenta queixa e só de manhã é levada para o IML onde é analisada e segundo este “ainda é possível analisar e recolher vestígios da mesma forma que horas após o crime sem que nada seja danificado”.

Ok, ainda referente à última parte, não nego questões sobre as quais não domino o assunto. No entanto, mesmo sem ser perito em psicologia, mas mesmo assim, apoiando-me nas análises que já ouvi hoje e as aulas que tive, sei que é muito grave também o facto de ambas as vítimas não terem recebido qualquer tipo de tratamento ou apoio psicológico. E estes são os casos que aparecem na televisão.

Pois e são estas pequenas coisas, desta já supostamente madura Democracia, que me fazem e me tornam num macambúzio quando penso e falo do meu país. Digam-me de facto, senhor Mário Soares e restantes companheiros dos primeiros governos Democráticos após 25 de Abril, que raio de reformas fizeram vocês nesta justiça que nunca mais, até hoje, teve ainda um ministério que se diga “como deve de ser”? Ou melhor, pergunto a todos os deputados e futuros candidatos a isso, quando é que vão fazer uma reforma de fundo na estrutura do nosso Ministério da Justiça, que precisa de Homens a sério e não de uma equipa de CSI’s que fazem horas de expediente. Enfim, outra noticia também, só mesmo para nos deixar ainda mais orgulhosos é o facto de a PSP agora ter desarmado os policias nocturnos que têm que andar em carros identificados mas não podem usar armas letais.

Ainda antes de terminar interrogo-me sobre qual será o prazer que estas pessoas, as que violam outras, conseguem tirar disso? A sério, digam-me se não seria talvez um dos casos em que a pena de morte podia ser aplicada, mas não de forma rápida e indolor como fazem nos EUA, mas sim talvez de forma lenta e dolorosa. Epah, não consigo pensar nisso e perturbam-me estes assuntos, porque penso nos meus e nos que me rodeiam e na sua segurança.

Já estou a ficar sem palavras e termino muito triste. Não só devido a estas notícias mas também devido ao facto de que o que interessa de facto são os 10 min de antena dados a Cristiano Ronaldo (além do jogo transmitido em directo) por este estar triste com a selecção ou então os 15 min de antena perdidos com a noticia sobre o funeral de MJ.

Bem, fogo, isto assim também já é "Abusar"!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A nossa banda sonora...

Ola, pessoal!

Hoje, após uma tarde espectacular, com uma pessoa especial, cheguei a casa e sentei-me a pensar...

...E se cada um de nós tivéssemos uma banda sonora na vida, que nos seguisse e completasse cada acção/momento que presenciássemos?

OK, eu sei, provavelmente agora estão a morrer a rir e a gozar com o que eu disse, porque para além de ser apenas mais um "E se...?" que pode ser considerado impossível (pelo menos actualmente) é uma simples parvoíce saída da minha cabeça (se bem que não acredito que tenha sido a primeira pessoa a pensar nisto), mas a sério... dêem uma chance à ideia...

Imaginem só... naquele momento de grande adrenalina começar do nada a tocar o refrão da "Smack my bitch up" dos Prodigy... porreiro, hen? Pode dizer-se que completava bastante o momento... E aquele momento vitorioso... em que paira a eforia no ar e só falta mesmo a musica para complementar! Ou então quando uma pessoa vai na rua e pisa um presente do cão do vizinho (ou até uma pessoa que vá a fugir das tão conhecidas "bolinhas castanhas") e os trompetes a tocarem o famoso "Doin' doin' doin' doiiiiiiing" (se é que sabem qual é o som que descrevi!) Ou então, quando estamos com alguém bastante especial e naquele momento, uma musica calminha fazia toda a diferença... e como estes exemplos, existem milhares!

Não é uma ideia assim tão descabida, digo eu... é sabido, há muito tempo, que a musica tem uma grande influencia sentimental e psicológica... daí ser dos maiores "truques" utilizados no cinema... ora experimentem lá ver um filme só com as personagens a falar, sem banda sonora alguma... bem, pior pior só uma novela da TVI, right? Era tipo... comer um mil folhas sem creme! Ou ver o "Family Guy" sem o Peter Griffin... Ou até estar indeciso entre ir para a esquerda ou para a direita e quando acabamos de decidir ir pela direita os Tokio Hotel acabam de ser todos atropelados à esquerda e, apesar de sabermos que foram atropelados, perdemos o grande momento! (LOL) Pronto, a ideia está lá...

Na verdade, hoje em dia, com os mp3's, etc... já estivemos mais longe de concretizar esta ideia, mas ao mesmo tempo ainda está BEM longe... o mp3 nunca está lá "naquele" momento em que "aquela" musica fazia todo o sentido! É completamente diferente...

Eu não sei o que acham da ideia, mas eu não me importava nada de ter uma banda sonora... claro, com um botão para a poder desligar... porque, sinceramente, há momentos em que o silêncio é a única música que faz falta...

Beijinhos e Abraços...
André Patrício

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

(in)Sucesso Português?

Tendo em conta o antigo carácter expressivo do Fórum Jovem achei pertinente através deste post divulgar-vos a noticia que abaixo se segue:


Venezuela: Ouvintes ajudam português a recuperar licença de rádio suspensa por autoridadesSexta-Feira, 14 Agosto de 2009
Um grupo de venezuelanos está a recolher assinaturas para que a Rádio Playa 106.9, dirigida por um português no Estado de Vargas, recupere a licença que foi suspensa pelas autoridades de Caracas.
"Estão a recolher assinaturas para levar à CONATEL (Comissão Nacional de Telecomunicações) o apoio à nossa estação", adiantou à agência Lusa o director da emissora Diogo José Freitas à Agência Lusa, descrevendo que os apoiantes da rádio, entre os quais muitos portugueses e luso-descendentes, "estiveram nas instalações, fazendo uma vigília e rezando".
"Eles dizem 'a nossa' emissora, porque consideram que a estação Playa 106.9 é a emissora deles, que os acompanha dia e noite na sua casa, no seu carro, no seu trabalho", contou Diogo José Freitas.
No dia 01 de Agosto, a CONATEL anulou as licenças de 32 rádios e duas estações de televisão em seis estados do país, obrigando-os a "desligar" os transmissores de imediato.
O Governo alega que algumas das licenças caducaram e que os proprietários de outras faleceram há anos. Os administradores das rádios, por seu lado, asseguram que cumpriram os procedimentos e pagaram pontualmente os impostos exigidos por aquele organismo.
"A principal razão para o nosso caso é o falecimento do detentor da licença", explicou o radialista à Agência Lusa.
Por outro lado, precisou que em três ocasiões se tentou tratar dos trâmites da transferência da licença junto da empresa gestora da rádio, mas a CONATEL nunca respondeu.
"Trimestre, mais trimestre, eles (CONATEL) cobravam os impostos e nós pagávamos", garantiu.
Segundo Diogo José Freitas, o sinal da rádio "Playa 106.9 FM" abrangia todo o Estado de Vargas (20 quilómetros a Norte de Caracas) e a emissora ocupava o primeiro lugar das audiências regionais, o que garantiu uma "distinção da empresa Record Report, que realiza os estudos para o top musical".
Diogo José Freitas considerou que o encerramento da rádio não foi uma medida política: "Só transmitíamos música e informação de carácter regional, do Governo regional", liderado pelo general luso-descendente Garcia Carneiro, próximo do Presidente Hugo Chávez.
"Os nossos advogados já estão a trabalhar no caso e estão muito esperançados. Dizem que há 99 por cento de possibilidades de regressarmos ao ar, porque temos tudo legal, quem não respondeu foi a CONATEL", disse.
Além dos ritmos venezuelanos e das Caraíbas, a "Playa 106.9 FM" incluía música portuguesa na sua programação, num Estado onde é significativa a presença e influência da comunidade lusa.
"Tínhamos um programa (Saudades de Portugal, com 17 anos de existência) aos sábados das 7 às 9 da noite, que transmitia em directo as informações de Portugal, a música, os comentários de tudo o que tem que ver com a comunidade portuguesa radicada na Venezuela e com Portugal inteiro", explicou.
As emissoras encerradas fazem parte de um grupo de 240 estações de rádio e televisão contra as quais a CONATEL abriu processos que poderão conduzir ao encerramento temporário ou definitivo.
Muitas das estações de rádio encerradas tinham uma linha editorial afecta aos oposicionistas a Hugo Chávez.”


Não querendo alargar-me nas palavras, dado que a noticia fala por si, e por isso mesmo não há comentário possível que traga alguma informação nova relativamente a este caso, aproveito apenas para tirar o chapéu ao senhor Diogo José Freitas pelo sucesso indiscutível do seu projecto e pelo exemplo raro que nos trás de tal devoção que os seus ouvintes têm pelo seu trabalho. Pessoalmente nunca tinha tomado conhecimento de situação semelhante, o que me deixa duplamente orgulhoso dado que tanto o sucesso indiscutível desta estação de rádio como o apoio invulgar dos seus ouvintes tenham a chancela da bandeira nacional.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Saudades

'Tento esmagar as saudades entre dois dedos a exercerem uma força brutal, quase tão grande como a falta que sinto de ti… Já tentas-te olhar-te ao espelho, pensar o quanto a minha vida seria diferente contigo por perto? Canta com toda a alma que ainda te resta, toda a alma que ainda posso sentir a passar-me na garganta como um bafo, um suspiro a fundo; como um coração parado em águas bravas sem os pés assentes no chão, sem ter como nadar, sem fôlego, sem corpo, só alma vazia, inundada através de palavras que deslizam como as tuas mãos no meu peito contraído de necessidade de te ver.Com os anos que passam, eu sinto obrigação em dizer-te o quanto era bom ter-te sempre aqui, cada vez que chego de malas nas mãos, sacos ao ombro e um sorriso esboçado no rosto só para tu poderes ver o quanto eu preciso de te abraçar e sentir que posso estar segura nos teus braços em que me perco como o tempo que já se foi… É triste saber que a espera que te faço todos os dias da minha vida, é o dia do nunca. ‘Não há inferno, não há céu’ por perto sem ti. O meu ciclo vicia-se na noite em que quase ficaste por perto. Mas não, agora preciso de chorar para saberes que sou a criança que há muito deixaste como uma caixa inquebrável. Com isto, eu sei que já nada do que possa vir me vai afastar da realidade como o facto de há nove anos te ter perdido. Não posso perdoar-te por muitas das noites me deixares com os teus sonhos, em que te vejo passar em alta velocidade só com um olhar. Chora para mim, diz-me que tens as saudades que eu tenho da ‘nossa’ vida. Lavo as mãos nas lágrimas que já se desvalorizaram por serem tão frequentes, e por isso se tornam tão banais.Acho que, no fundo, não sentes menos saudades do que a tua sobrinha que incansavelmente corre por te ver em mais um pesadelo com um acordar desgraçado de ansiedade por parecer simplesmente tão real. Dói saber que isto é só o começo, e que no mínimo vou ter que aguentar mais cinquenta anos na agonia de nenhuma das recordações que guardo, me podem acrescentar mais um pouco de tudo o que se desmorona todos os dias da minha vida. Estejas onde estiveres, quero que saibas que as saudades não me importam mais, mas por favor, imploro-te que me aconchegues sempre perto de ti, que um dos teus olhos controle todo o medo que tenho de ser mais uma vítima da tua imortalidade.'



- E vocês, sabem o que são Saudades? O que significa essa palavra? Que efeito causa em cada um...?

Refúgios... do Escritor

Nos olhos claros, azuis como o céu radiante de Agosto que paira sobre a sua pequenina cabeça de dois anos, que magica qual a próxima travessura que vai cometer aos primos deitados sobre as toalhas enxutas e ressequidas do calor que o sol emana, a emoção e alegria de um pássaro acaba de aprender a voar. Os pais na água e os tios no café, olha ao longe, ao fundo e vê o rebentar das ondas, grande maioria maiores que ele, que lhe dizem para se manter afastado delas, “perigo” dizem-lhe elas, ele sorri, deita a cabeça na toalha, à sombra, e adormece…

O desassossego dos primos a lanchar e do pregão do senhor das “bolinhas de Berlim” acordam-no, ainda com mais vida e vontade de brincar do que nunca, com fome e sede de rebeldia. Um buraco na areia para enterrar os pés do tio; uma fotografia com o primo; uma corrida a ver quem chega primeiro à água; a derradeira fugida da água, da onda que rebentou junto aos seus pés e o persegue pela areia húmida; um mergulho de cabeça com o pai e a aflição de sentir a água abraçá-lo. As salsichas que tanto adora ao lanche, deliciam-no enquanto come com fulgor a “chicha” que a mãe lhe dá na boca; água que está salgada e lhe dá ainda mais sede; a sombra que o tranquiliza e por fim o cansaço a quando do regresso a casa.

Faz a habitual birra ao jantar e não come a sopa toda, preferindo as perninhas de frango que tenta desfiar com os seus delicados dentes enquanto aprecia a mãe Natureza, pela janela do apartamento alugado para estes dias, de onde consegue observar a mãe gata cuidando dos seus filhotes. Brinca ao faz de conta, onde tem uma profissão como a do pai, ferramentas, construções, acidentes de trabalho, os “dói-dói’s” que precisam de um curativo e o brilhar dos olhos que pedem para ele toda a atenção do mundo.

Depois, de mais um dia de conquista, absorvendo tudo o que os seus grandes e esbugalhados olhos lhe permitem, cansado de tanto divertimento, estoirado de tantas emoções, deixa-se dormir, cai sobre a almofada, deixado pelos braços dos pais que o aconchegam na cama e, cada um de seu lado, se abraçam a ele e o protegem durante a noite, para que acorde forte, vivaz e preparado para mais um dia de descoberta e aventura.

É este o meu refúgio para continuar a escrever, as coisas pequenas, simples e coloridas da vida.


-------------------------------------\\----------------------------------

ps: O Blogger pelos vistos tem andado com problemas, pois depois do erro que deu com o post do André Patrício (segunda) voltou a dar erro com o meu atrasando-me assim a publicação, como tal as nossas desculpas.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O tamanho da auto-estima

Bom dia a todos os bloggers que nos seguem, isto aconteceu ontem:

«
Anónima: Mateus, porque é que és tão ‘gozão’ quando escreves no blog?
Mateus: Porque como uma certa personagem disse uma vez: “Muita gente chama quem sabe gritar, mas lixado está aquele que grita sem ser a brincar!”
Anónima: *.* Wow! Queres casar comigo?
Mateus: Desculpa… Não caso com desconhecidas!
Anónima: Ohhh!  »

Alguns casos destes e outros parecidos têm vindo a acontecer nos últimos dias… Por isso hoje trago-vos um tema extremamente sério!
A auto-estima! Ou melhor uma parte dela … Chamada: “O TAMANHO DAS MAMAS”!

Parece que o tamanho da auto-estima de muitas mulheres é directamente proporcional com o tamanho dos seus seios! Ou seja: + Seios = + Auto-estima, ou o contrario: - Seios = - Auto-estima.

Até aqui vá que não vá… O problema é quando todas as mulheres que chegaram atrasadas à atribuição de ‘chicha’ para o peito, e só já apanharam o modelo “Tábua de passar a ferro/Prancha de Surf” começam a querer ter mamas grandes!

Eu até ia buscar assim uns números exagerados à internet para mostrar que há mesmo muita gente a injectar-se (com silicone), mas basta ligar a televisão no programa da manhã e vemos logo montes de mulheres a chorar por uma terem baixa auto-estima, leia-se: Parede de betão.

Meu deus! O que é que esta gente tem na cabeça??? … Resposta: Azeite!
E o mais certo é ter ranço!
Ok ok… Vivemos num mundo julgado pelas aparências etc. etc. mas quer dizer, as pessoas feias mas com inteligência é que cegam a algum lado na vida! Olhem para o Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo! E no entanto o seu ar de Cromo não engana ninguém!

O que é que estas mulheres querem que só podem ter com mamas maiores? …
E aqui fica a lista:

-Usar vestidos com decotes até ao umbigo.
-Mais sexo
-Que o patrão olhe para elas babado
-Sexo com o patrão
-Promoção na empresa
-Sexo com o secretário que ganharam quando foram promovidas
-Mais sexo com o patrão
-Espanholadas com o melhor amigo do secretário
-Sexo com o jardineiro, com o rapaz da piscina, com o leiteiro, com o padeiro, com o talhante, -com o merceeiro, com o técnico de informática que foi arranjar os computadores da empresa…
-E por ai fora…

E em termo de conclusão digo: “Se toda a gente tiver mamas grandes, as mamas deixam de ser grandes e passam a ser mamas normais!”

Fiquem a pensar nisso! Ate terça, The Tuesday’s Guy!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Boas, pessoal!

Peço desculpa por só colocar isto hoje, mas não foi propriamente culpa minha... Quer dizer, parte foi porque devia ter confirmado ao publicar a mensagem, mas devido a um erro do blogger não postou... Anyway "Herrar é Umano"... :D

Bem, cá estou eu para (des)animar mais uma (suposta Segunda-feira) Quarta-feira aqui no Fórum Jovem!

Hoje, curiosamente, estive bastante dividido entre dois temas... um grande dilema, portanto... Mas pronto, convém falar apenas de um deles... Digamos que o outro também não era muito apropriado para colocar aqui, já que envolve Borba, a albufeira de Borba e alguns homens... pronto, uma historia que me chocou! loool (Ok, admito que foi só para provocar os cidadãos de Borba! (Ou "cidadões", como ouvi algures na TV? :D)

Já que não vou falar desse assunto, o tema de hoje vai ser...

...espera... não há tema!

Hum... Deixa ver... hoje podia falar de muita coisa... do novo (e grande) Benfica... ou musica... ou muita coisa... mas achei que hoje devia, em vez de colocar um texto extremamente secante, mostrar-vos algo hilariante que encontrei quando estava no youtube:



Epá, o que eu já me ri com isto! Não sei se a senhora ao lado esquerdo é a mãe, mas que conhece o puto, isso conhece, que ele grita "Help Janice, HELP!"... E ainda assim ela é que ia morrendo a rir daquilo... O que é certo é que (se o cinto for bom) aquele rapagão (sim... que é mesmo o típico americano fã do Mc. Donalds) nunca dali ia cair, mas a cara dele é hilariante!

Mas o que me deu mais graça foi a reaclão da mulher, porque eu sou tal e qual... vejo alguem a caír na rua, e a minha primeira reacção é partir-me a rir... e, se necessário, ajudar, claro! (Não sou um anjo... sou voluntário da cruz vermelha! lol)...

Bem, assim me despeço!

Abraços e Beijinhos,
André Patrício, o rapaz que supostamente deveria ter postado à Segunda-feira mas devido a um erro do blogger só postou à Quarta-feira (isto é um slogan tipo o dos meus colegas :D)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O que te move?

Em jeito de sequência do post anterior (por parte da Daniela), achei pertinente questionar-me sobre aquilo que estimula o motor inerente a cada um de nós, no complexo percurso que tomamos ao longo da nossa existência. È certo que tal motor terá inúmeros objectivos consoante o propósito que lhe for atribuído. Daí surgem aqueles que se limitam ou são limitados pelo simples objectivo de o colocar em funcionamento, enquanto que, outros procuram leva-lo mais além e fazer com que esse mesmo motor lhes possibilite (também) a procura e descoberta de novas sensações e experiencias de modo a apaziguarem o seu impetuoso desejo de fazer jus ao tão aclamado carpe diem. No entanto a verdadeira divergência surge quando reflectimos sobre qual o combustível que nos faz levantar diariamente e que nos conduz á realização pessoal. Combustível esse que por vezes se revela insuficiente perante os obstáculos que eventualmente possam fazer o que até então parecia impossível, ou seja, abrandar a força de tamanho motor que supostamente seria imparável! Apesar disso torna-se indispensável para o colocar em funcionamento de novo e lhe permita continuar a servir o seu propósito. (Quase) Todos nós temos algo a que nos dedicamos, a que nos recorremos, a que nos propormos de forma a enaltecer o nosso ego e a satisfazer o nosso “eu”. Desde pequenas tarefas a simples objectivos, desde pequenos hábitos diários á pratica de qualquer uma das artes, desde pequenos actos até aos mais íntimos desejos, tudo serve para moldar e determinar aquilo que somos.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Poesia

Hoje, caros seguidores do Fórum Jovem, apresento um tema que, a meu ver, é das melhores coisas do mundo: Poesia. Também denominada de Lírica, a Poesia é uma das sete artes tradicionais. “(…) arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice.”Na minha opinião, Poesia corre-nos nas veias, ainda que muitos não saibam expressá-la. Para uns, é um modo de vida, de escrita, de pensar e agir. Para outros, apenas rimas soltas. Por vezes, serve de um modo de expressar sentimentos oprimidos dentro de cada um, que se revela muitas vezes em algo forte, agressivo, e que trespassa logo tudo cá para fora. Muitas vezes acaba por transparecer o poeta, que em linhas ou em folhas brancas passa tudo o que sente, de bom ou de mau.
No meu caso, que escrevo poesia ‘amadora’ há cerca de 3 anos, essa mesma serve-me de descargo de consciência, de desabafo, de opressão, de raiva muitas vezes também. Quando as coisas correm menos bem, a primeira coisa que faço é abrir o Word, e escrever tudo o que me vier à cabeça. A verdade é que, ao longo do tempo, vamos perdendo o jeito, ou a prática, nem sei. Há algum tempo que já não pego nas rimas, na musicalidade de um poema e escrevo como escrevia. Na generalidade, poemas falam de paixão, de mágoa e sentimentos, relativamente.
A Poesia é algo que se pode ajeitar a qualquer um, basta pegar em tudo aquilo que sentimos e trespassá-lo para um papel ou para um disco rígido. É claro que poetas amadores há muitos, que escrevem de vez em quando, que gostam porque sabe bem ouvir e ler, porque… Uma infinidade de coisas. Depois, há os outros que o fazem de profissão, que as rimas e o sentimento lhes corre no sangue, no corpo, e fazem dela o quotidiano. De grandes poetas, surgem grandes verdades, grandes emoções em grandes poemas. Em grande parte, os poemas fazem música, muitas vezes tocam quem lê para alem de quem os escreve. Muitos pensam que a poesia é algo que surgiu há relativamente pouco tempo, mas para os que pensam assim, a poesia já tem mais do que VIII (8) séculos. A partir do século XX (20), surgiram grandes e numerosos poetas da história como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre muitos outros. Ou seja, Literatura Portuguesa, para mim, é do melhor que temos, porque é o que pode ir ficando para as gerações futuras. É o que podemos dar aos que vêm, aos que vão e aos que ficam.
Para completar este post, apresentava-vos um pequeno poema meu escrito há uns tempos:
RITMO
“Consigo ver nas tuas bolas de sabão;
Podia jurar que ainda somos nós,
Em pontas de canetas de feltro sós,
Vendidas por pedras pequenas de chão.

Obrigado pelas respostas que ainda escondes,
Pelas praias que ainda te faltam descobrir,
Onde nadas e onde te deitas em montes,
Que se afundam e abrem caminho para partir.

Confortável com os teus actos irreflectidos,
Que se transmitem em gotas de álcool;
Perdes a força no corpo já desgastado
Voltas mais tarde depois de o ar se ter esgotado.

Segues em frente, não páras nem recuas
Estão vastas as estradas, as velhas ruas.
Casas tu não encontras, ainda que as conheças,
Os olhos embaciados não querem ser o que pareças.

Bates o pé ao ritmo do quanto queres explodir,
Vai acelerando à medida para onde estás a ir.
Caminhos? Esses estão meio vazios por fora,
Não encontras o trilho para casa, já demora.

Ainda podemos ser nós sem pontos,
Sem interrogações nem reticências no meio.
Não há medos, não há história nem contos
A não ser que o que foi, não venha, não veio.”


<>
Beijinhos e abraços da cara feminina e mais jovem do Fórum,
Danihell

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coscuvilheiros

Pois é, o artigo de ontem, do Mateus Serra sobre a capa da Maya na FHM, e mais uma ou outra coisa que folheei hoje por alto juntando às noticias que vamos vendo hoje em dia inspirou-me para o assunto que sobre o qual vou falar hoje.

Isto porque a “senhora dona” Maya, uma senhora foi durante 20 anos professora de primeiro ciclo, há uns anos para cá desde que começou a ler cartas para uma coluna do jornal “Público” passou também a ser, com o programa “Sic 10Horas”, uma coscuvilheira de marca deste nosso Portugal que está por aí cheio deles em todo o lado.

Mas antes que me “perca” (como me disseram já há uns dias) vamos ver o que é um coscuvilheiro, e a minha definição para isso é: Uma pessoa que não deve ter uma vida muito interessante, porque se preocupa mais com a dos outros do que com a sua; alguém que não perde oportunidade para fazer ou ouvir uma boa fofoca, não vacilando na primeira hipótese que tem para a difundir, sem mau fundo no entanto, mas que muda de opinião muito frequentemente, conforme as pessoas com quem conversa; Detesta ficar mal na fotografia e é capaz de meter conversa com qualquer pessoa, mesmo no elevador quando este vai só até ao 1º andar; uma pessoa com uma imaginação muito desenvolvida e com grandes aptidões para o croché e tricô. Pronto é mais ou menos o que eu acho que seja um cusco…

Reflectindo nisto um pouco lembro-me frequentemente da minha vizinha, que deve ser igual a tantas outras por esse país fora ou até mundo, mas que se diferencia por ser minha, que levanta um pouco as persianas da cozinha sempre que alguém entra ou sai do prédio. E eu, deste lado, sendo observado por ela, imagino o seu quartel-general, instalado na cozinha, com um bloco de notas na mão e uns binóculos ao pescoço, monitorizando todos os movimentos do bairro e colocando anotações nas portas do frigorífico. Pois, porque se há de facto alguém que sabe mais da vida de toda a gente das redondezas (às vezes melhor que as próprias pessoas) é ela de facto a fiel depositária dos segredos mais escondidos desta zona, tenho a certeza.

Porém, pensando nisso, e no que acabo de escrever, começo a questionar-me até que ponto a coscuvilhice não nos está entranhada nos genes. Pois eu, tal como a minha vizinha, a conjecturar neste momento sobre a sua forma de vida estou de facto também eu a ser um pouco cusco. De facto até que ponto vivemos nós as vidas dos outros; até que ponto nos tornamos mentirosos ao dizer que não lemos revistas sociais quando estas, sem contar com a tv, representam mais de um milhão de cópias vendidas por semana; de facto, desde que sei de um jogo chamado “The SIMS” acho que a coscuvilhice nos está mesmo entranhada e a isso junto só alguns casos de sucesso como os realityShows, séries como Donas de Casa Desesperadas ou Sexo e a Cidade, etc. No fundo acabamos todos por ser voyeurs.

E como diz Maria do Céu Guerra (actriz e encenadora) “O que seria de nós, seres da ficção, se não e existisse a coscuvilhice? Acho que a coscuvilhice é a base da literatura”, o que me leva também a citar aqui outro eterno Jovem que diz, e acho que com toda a razão, que “a coscuvilhice é uma investigação sem estudos, pouco formativa. Às vezes é através da coscuvilhice que se descobre os crimes mais educados. Pode ser um instrumento de trabalho precioso para fazer humor”, Fernando Alvim.

Na realidade só acabam por existir duas coisas que nos incomodam na cusquice: quando falam da nossa vida; e as intermináveis “figuras” (como Maya, que se acha uma opinion maker) com que temos que levar sempre que ligamos a TV num qualquer canal de manhã ou de tarde. Ainda hoje, o tema principal do programa da manhã da SIC (05.08.2009) era sobre a vida privada entre a Luciana Abreu (ex-Floribela) e o futebolista Yannick Djaló, e esta falava abertamente da sua vida sem qualquer tipo de pudor à vista, o negócio de que muitos fazem vida, e quando falo de muitos posso até fazer uma “pequena lista” para depois pesquisarem, se quiserem: Abel Dias; Carlos Castro; Nuno Eiró; Duarte Siopa; Lili Caneças; Marta Cardoso; Cláudio Ramos; Alexandra Fernandes; Maya; Daniel Nascimento; Cinha Jardim; João Malheiro; etc…

E para pensar deixo-vos os números:

200.000.000 usuários activos do Facebook.

+ 20.000.000 de usuários actualizam os seus dados pelo menos uma vez por dia;

+ 100 milhões de usuários entram no Facebook, pelo menos uma vez por dia;

Paulo Querido tem mais de 1000 amigos, David Fonseca tem 4000 e Fernando Alvim 3800;

10.816 pessoas seguem Nuno Markl no Twitter;

7.882 pessoas seguem Bruno Nogueira no Twitter;

5.905 pessoas seguem Fernando Alvim no Twitter;

43% dos utilizadores do hi5 têm entre 15 e 24 anos;

No 4º trimestre de 2008 os tops de vendas foram de 206204 exemplares de “Maria”, 179538 “tv7 Dias”, 127904 “Nova Gente”, 117923 “TV Guia”, 89484 “Caras”, 87721 “TV Mais”, 85635 “Telenovelas”, 62560 “Lux”, 47374 “Ana” e 36794 “flash”…

1114258 é a soma da circulação média semanal destas 13 revistas;

50.000€ foi o quanto pagou uma revista por uma foto do filho de Isabel Figueira, tendo o dinheiro sido doado a uma instituição de protecção animal.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Alguém preveu isto???

Boa terça!

Alguns dias atrás andava eu muito bem a navegar na net, quando me deparo com isto:



Após algumas horas a esfregar os olhos, a questionar-me sobre a capacidade mental dos directores de tal revista e principalmente a bater com a cabeça na parede, lá recuperei os sentidos e decidi escrever aqui sobre este assunto super interessante!

Bem... Comecemos pela personagem: Maya
(nem vale a pena esforçar-me muito! já toda a gente a conhece!)
"Taróloga há mais de 20 anos, Maya é actualmente uma das figuras mais prestigiadas e mediáticas do mundo esotérico nacional." - O que talvez não saibam é que esta senhora tem 49 longas primaveras!

Eu não sou cá nenhum vidente, eu sou só parvo... mas parece-me que meter a Maya na capa da FHM não pode dar bom resultado!

Quando penso em FHM (ou outra revista do mesmo estilo, tipo a concorrente MAXMEN), penso em gajas boas semi-despidas e em montes de bons artigos sobre coisas estúpidas que ninguém lê! ... Agora se me mostrarem fotos da Maya como esta:



Começo a deixar de pensar em gajas boas semi-despidas.... e a revista perde o seu interesse!

Mas isto já trás história por de trás! Vejam só:

Já a escolha de Mónica Sofia para a capa da playboy tinha sido alvo de criticas da senhora dona Maya.

Em declarações ao "Correio da Manhã", Maya reforça o facto de Mónica Sofia ter sido "corajosa em aceitar o convite", mas "para número 1 está fraco", argumentando tratar-se de uma "produção pouco ousada".

"A capa é pobrezinha. A Mónica tem um corpo maravilhoso, mas está em início de carreira. Como não optaram por uma capa ousada, podiam ter apostado numa pessoa mais velha, uma diva. Foi uma má opção", explica. E ela própria, seria uma opção mais feliz? A senhora dona Maya não tem dúvida: "Acho que eu daria uma melhor capa. Mas nunca me iria despir, principalmente pelo meu filho", justifica.

Para quem não está a ver quem é a Mónica é esta menina aqui:



"Argghhhhhhhhhhhhh" (Eu a babar-me tipo Homer Simpson... Limpo a baba e continuo a indignar-me!)

Como é que a senhora dona Maya é capaz de se achar melhor que esta "boazuda" que ó meu deus, por amor de deus, senhor Jesus Cristinho!!!!

Lista de Factos (verdadeiros, e alguns nem por isso):
- A FHM vendeu um porradão de revistas (ainda que pela última vez)
- A Maya assinou contracto com a Vivid para uma triologia de filmes porno que têm como argumento uma Taróloga que vê o futuro... o seu futuro é comer homens! MONTES DELES!
- O filho da Maya vai produzir o filme!
- A Mónica Sofia pediu desculpas à Maya por não ser tão boa como ela!
- A Mónica Sofia vai ser dupla da Maya nos filmes da Vivid na parte de Dupla Penetração.
- A Playboy afirma que a próxima capa irá ser Alexandra Lencastre.
- A Maya bate palmas.
- A FHM não lhe fica atrás e convida Manuela Ferreira Leite e a ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues para uma sessão fotográfica!
- A MAXMEN entra no jogo e faz de Lili Caneças a nova capa!
- O mundo fica louco e as pessoas começam a cortar os pulsos.
- O mundo acaba em 2012 por todas as pessoas se terem suicidado!


Obrigado por lerem ate ao fim, O Gajo das Terças!
Bem haja e até para a semana!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Family Guy - The U.S. Army

Boas, juventude!

Hoje posso afirmar que, de facto, acordei mesmo a pensar no meu post de hoje... melhor, acordei a pensar na desculpa que ia inventar para não colocar nada, pois estou com uma preguiça e falta de imaginação que nem vos conto!!

Bom, mas como gosto de cumprir o que prometo, cá estou eu para mais uma segunda-feira (aquele dia que vocês passaram a detestar porque é o dia em que sou eu a colocar algo!) Se bem que a segunda feira já é detestada há muito, como podemos ver na seguinte citação: "Na cultura popular, é considerado o dia mais "chato" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim de semana." - in Wikipédia. LOL!

Obviamente... é o primeiro da fila a levar com as culpas de que o fim-de-semana acabou... e a Sexta-feira a ficar com os louros de que vai acabar a semana de trabalho e vão começar aqueles dos dias sagrados de descanso... mas no fundo, são dias iguais! Conclusões a tirar desta dedução? Nunca, mas nunca comam beringela a uma Quinta-feira, pois aquele armário que têm em casa com tudo amontoado lá dentro pode abrir-se e consequentemente os desenhos animados da SIC passam a ser os da TVI e os da TVI passam a ser os da RTP1 e a RTP1 passa a dar aulas de culinária à Terça-feira... (pois é... reparem nesta figura de estilo chamada "Empapar", que é bastante utilizada por mim... geralmente quando ainda estou a pensar sobre o que vou escrever!) LOL

Mas passemos a coisas mais... normais, digamos... (ou não!)
Nesta "crónica" vou falar de um episódio da série "Family Guy" em que achei brutal a maneira como retrataram uma grande falácia dos tempos modernos (não sei se antigamente também, não estive cá para ver...)... aqui vai o excerto do episódio que quero debater:


(desculpem a má qualidade mas era a única versão que estava no youtube... mas acho que dá para perceber a ideia)

Quando andava no secundário, acho que todos os anos vi uma palestra muito idêntica a essa no anfiteatro lá da escola... em que diziam que a vida de militar, apesar de se ter de acordar muito cedo e fazer muito exercício físico (o que não me assusta, de facto até gosto muito... excepto acordar cedo! LOL) e etc, é uma vida muito boa, cheia de remunerações e por aí em diante... Saíamos da palestra todos "Eish... espectacular! Ao fim de um ano tens dinheiro para isto e para aquilo e só fazes isto..."... Pois é! Nunca tive curiosidade em seguir a carreira de militar, mas segundo alguns colegas meus que lá estão, a maioria dessas coisas é treta... o que não me admira nada! Provavelmente o senhor que estava a dar a palestra, quando estava tudo a sair do anfiteatro a fazer barulho e assim ainda disse muito rápido: "Olhem que só 1 em 100 militares é que tem estas regalias portanto a vossa experiência pode ser diferente! Obrigado!"... Só que ninguém ouviu... será!? É que tudo bem que tenham pouca gente a aderir, mas daí a fazerem publicidade enganosa...

O mais engraçado é que nunca se ouve dizer um "Mas obviamente, se há uma guerra e somos chamados corremos perigo de vida pois vamos exercer para o campo de batalha (alguns! Tipo médicos, enfermeiros, soldados... etc)...". Atenção! Não estou a dizer que é má, a vida militar, agora acho mal tentarem fazer daquilo algo que não é... Eu, por acaso, agrada-me a parte da disciplina que tem de haver, como militar...

Mas o que acontece com isto, acontece com muitas mais coisas, basta estar atento no dia a dia e lá vamos encontrando as tentativas de ludibriar o "cego"... é um pouco triste!

Bom, agora vou andar com muito cuidado na rua pois isto pode ser considerado conspiração! LOL... E para a semana vou tentar dizer bem de algo pois qualquer dia pensam que sou algum que anda para aqui só a dizer mal de tudo!

P.S.: No episódio do "Family Guy", Brian e Stewie acreditaram na palestra e portanto decidiram entrar para a U.S. Army... no entanto o episódio é focado nas tentativas deles a tentarem sair da Tropa Americana pois não era bem o que estavam à espera...

Beijinhos e Abraços,
André Patrício

sábado, 1 de agosto de 2009

Sextas?

Pois bem, ao estrear-me nas participações deste blog, era suposto fazer a minha apresentação tal como os restantes colaboradores deste novo projecto do forum jovem, mas dadas as circunstancias a mesma perdeu um pouco o seu sentido.


Apesar ter ficado de certa forma apresentado ( esperemos que não na sua totalidade ), pela minha falta de disponibilidade para poder postar no dia em que me competia faze-lo, espero num futuro proximo mudar essa mesma situação de modo a poder respeitar tanto a minha pessoa como ao projecto e aos que nele estão envolvidos ( tanto leitores como colaboradores). Se tal nao se verificar a minha participaçao deixa de ter qualquer credibilidade e fundamento e como tal serei forçado a ter a iniciativa de abandonar esta nova vertente do forum jovem.


No ultimo programa da segunda temporada do forum jovem , ao afirmar que a minha disponibilidade seria duvidosa para me dedicar com perfeiçao a este blog, nunca pensei que fosse tao acentuada mas enfim...justificando esse facto so posso afirmar que houve uma má gestao da minha parte dos projectos em que me envolvi acabando por prejudicar um deles. Peço então desculpa aos membros deste blog como a todos os leitores ( que folgo em saber que sao muitos , o que realça o sucesso pretendido nesta nova estruturação) que esperaram legitamamente por post á sexta feira e este acabaria por não aparecer.


Justificando-me não mais nem menos do que aquilo que queria e/ou deveria, despeço-me agradecendo áqueles que tenham acompanhado o forum jovem e feito dele o que é hoje. Em poucas palavras um projecto reconhecido pelos Jovens! Saudações abraços bjs e até sexta! (esperemos)